Manual LadyLike - Jantar Formal
Para muita gente, a etiqueta ainda é
aquela coisa "old fashioned", cheia de regras muitas vezes sem
sentido, que as novas mães ou avós ensinavam. A etiqueta de hoje, esta mais flexível,
moderna, mas ainda baseada em alguns conceitos "clássicos. Mas do que
qualquer coisa conviver em harmonia com outras pessoas é necessário ter bom
senso.
Ao longo dos
nossos posts vou mostrar "regrinhas" que eu chamo mais de dicas,
sobre vários assuntos da nossa vida moderna.
Garanto que colocando esses"truques" em prática da para se destacar e
muito! Seja no trabalho, na faculdade, na escola, em uma viagem.. valem até
alguns uns extras na hora de conquistar aquele "boy magia"
Como primeiro tema vou falar um pouquinho para vocês
sobre Jantar tema que tem tudo a ver com as festas de fim de ano que estão ai.
O convite:
Geralmente nos jantares mais formais os convites são impressos e
entregues com antecedência aos convidados.
É importante que eles tenham
a data, o horário e o endereço de forma bastante clara. Em alguns
casos específicos vale até mandar um mapinha junto. Caso tenha alguma
dúvida, Google maps na causa! rs
Fazer o convite por telefone
e email também é válido. Nesse caso é importante conferir realmente se a pessoa
recebeu seu telefonema/mensagem. Mas nada de
ficar insistindo chamando todo mundo e fazendo a louca, ok? kkkkk
RSVP
RSPV é uma sigla francesa que quer dizer: Répondez S'il Vous Plaît.
Pedir para confirmar presença é o amor! Rsrsrs não
só em jantares, mas em vários eventos A gente se organiza melhor e ainda não
corre o risco de pisar na bola com uma festa #fail.
Check List
Coloque no papel tudo aquilo que você precisa desde lista de supermercado,
convidados, utensílios(guardanapos, toalha etc.) qual vai ser o prato
servido, quanto de bebida e assim por diante. Vale sempre calcular um
pouquinho a mais, tá? Sempre melhor sobrar do que faltar. Mas sem exagero
também!
Ninguém é obrigado a levar
nenhum presente quando é convidado, mas quando alguém abre as portas
da sua casa para te receber é bacana/ de bom tom levar uma lembrança para o
dono (a) da casa, que no caso vai ser o anfitrião.
Não precisa
levar nada "astronômico" muito menos estourar o cartão. bombons,
flores, vinho ou um mimo de decoração são opções phynissimas rs!
O Jantar
O Anfitrião vai receber
apresentar os convidados conferir comidas e bebidas e também é ele quem
vai dar o "sinal verde" para comer. Na dúvida "He (or She) is
the boss!
O jantar
pode ser servido na mesa - a gente conhece como a francesa ou então a
americana, em um Buffet onde cada um se serve como quiser. Isso vai muito da
"vibe" de quem convida dos convidados e também da ocasião.
Quem esta
recebendo, é sempre o último a se servir ou ser servido, e a gente costuma
esperar por ele para começar a jantar. No caso de você ser o
"host"é simpático também deixar seus convidados a vontade e
dizer para que eles fiquem a vontade sirvam-se sem esperar por
você.
Achei esqueminha bapho para facilitar a vida!
Lembrando que é sempre de fora para dentro, ok?
A Comida
Geralmente a gente divide os pratos
em: entrada (anti-pasto) que pode ser um pãozinho, uma salada, sopa, queijos,
frios e assim por diante.
O prato
principal quente (carne, peixe, frango ou massa) e a sobremesa. Vale à pena
perguntar/ pesquisar quais os pratos que a maioria gosta. Caso não dê o
indicado é sempre ter uma opção "B" de prato quente.
É
sempre legal também verificar se alguém tem alguma alergia ou restrição. Verão
por exemplo combinam mais com saladas, sopas frias, peixes. Inverno pede uma
carne, um fondue e assim por diante.
Gente parece coisa de mãe chata, mas:
Evite bater
os talhes no prato, procure sempre deixe um pouquinho de comida ao final. Não
faça a "cryça" com um monte Everest de comida, de uma moderada e
sempre mastigue devagar. Palitar os dentes, colocar cotovelo na mesma, retocar
a make entonces.... Gafes gravíssimas!
Se não
gostar de alguma coisa de a velha desculpa de: obrigada, estou de dieta ou
"estou satisfeita". Insistir para que os outros comam /repitam é bem
chato.
Alô, Meu Celular
Hoje em dia o celular já é uma parte nossa , sendo assim é quase impossível ir a qualquer lugar sem ele. O
melhor é desligar seu aparelho assim que chegar, ou então deixar no modo
"vibra" e responder as mensagens e ligações depois.
Caso for uma emergência
peça licença e vá para um local silencioso atender.
Momento desabafo: Nada mais
chato/ deselegante do que ficar o tempo todo no what´s up na mesa! Aproveite o
momento para se distrair e desconectar.
Pets are Welcome
Todo mundo ama pets, certo? Huuum nem todos! Algumas simplesmente
não gostam, podem ter medo ou alérgicas aos pelos dos bichinhos. Mas isso
não significa que você precisa despachar seu cachorro rs.
Deixe sua fofura em um
cantinho, de preferência longe do "festererê”, lembre de abastecer os
potes com água e comida e de uma espiada de vez em quando.
Se assim como eu você também
sofrem com cachorros bipolares/hiperativos
Minha dica é: Caso você
convide alguém que não tem intimidade, ou uma pessoa mais "séria"
(ex: seu patrão) peça(com alguma antecedência para uma amiga, irmã, mãe
cuidar do seu bichinho por algumas horas. Existem também hoteizinhos
especializados onde você poder deixar seu pet e buscar no mesmo dia. Fácil,
prático e evita muitos problemas.
Espero que tenham gostado e tirado as possíveis dúvidas/neuras.
Quero saber de vocês quais os temas vocês querem para o próximo post.
Quero saber de vocês quais os temas vocês querem para o próximo post.
Bisuuss
Pri
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AMEI o post, super chic
ResponderExcluirSónia
Taras e Manias