La Chica Mor: Priscilla Barreto

Follow this blog with bloglovin

Follow on Bloglovin

Facebook

Seguidores

Arquivo



14 Coisas que mudam depois que você mora em outro país


As 14 coisas aleatórias que eu (e muitas pessoas) percebemos depois de ficamos um tempo fora
Seriam muito mais na verdade, mas resolvi reunir as mais interessantes....


1- A Adrenalina estará sempre presente  
Depois do momento que você decide morar em outros país, sua vida literalmente se transforma em uma montanha russa de emoções. 
Depois de vivenciar tantas situações diferentes, você inevitavelmente, se deparada com uma situação na qual tem que improvisar, porque simplesmente não esperava, e com isso toda aventura por menor que seja passa a ser um grande processo de aprendizagem. 
Por isso, quando você volta nem uma simples "ida à padaria da esquina" será a mesma. 
Belive me!

2- Quando você volta está tudo sempre igual
Ouvi essa frase de um amigo que vivia com outros quatro brasileiros em Madrid e desde então, passei a reparar e é a mais pura verdade. 
Sua vida definitivamente já não é mais a mesma, ela passou a ter um ritmo muito mais frenético, acelerado, e você chega carregada (o) de vivencias, que em muitos dos casos mudaram profundamente o seu modo de pensar e enxergar as coisas.
Seus amigos, familiares, sua rua, sua casa continuam os mesmos, mas você não. 

3- Nem tudo é Wifi
Sim, que a internet é um tremendo avanço tecnológico ninguém tem dúvida disso. Poder ter o skype, o face time, e tantos outros recursos para conversar online, qualquer hora do dia ou da noite com familiares ou amigos é muito gratificante e faz com que eles fiquem ainda mais próximos. 
Mas entre tantas idas e vindas, em um mundo que parece cada vez mais conectado no meio de tantas pessoas que conhecemos nenhum WiFi é mais valioso que um abraço ou a perda de uma conexão tão dolorosa como um adeus no terminal de um aeroporto.

4- Você percebe sua coragem 
Talvez esse seja um dos itens que mais me identifico
Sempre fui extremamente tímida e fechada desde pequena, mas sempre ouvia "Como você é corajosa", mas na verdade não acreditava muito nisso.
O próprio passo de sair da sua zona de conforto e passar um tempo fora do seus pais, já é um tremendo ato de coragem. Mais do que isso você aprende a ter que tomar as rédeas, ter que tomar as suas decisões. Aconteça o que acontecer sempre existirá sua disposição e a sua consciência de enfrentar o que vier da melhor forma possível.   


5- E com isso... Você se sente livre!
É muito provável que você seja tão livre quanto antes, mas a sensação de liberdade, agora é diferente. 
Você enfrentou seus medos, fez com que tudo seguisse “funcionando mesmo que a quilômetros de distâncias de casa, e isso faz você se sentir que pode fazer e enfrentar qualquer coisa”. 


6- Aprende a ser paciente e pedir ajuda 
Quanto estamos em outro pais, até a tarefa mais simples pode se transformar em uma verdadeira "missão impossível". 
A burocracia, a dificuldade de se comunicar, o ônibus para chegar a um determinado lugar... sempre vai existir momentos de desespero em que você simplesmente vai querer "jogar tudo para o alto".
Mas ai... Você adquiriu prática uma paciência que muitas vezes nunca teve e passa por cima de todos os seus medos, vergonhas e inseguranças e aceita pedir ajuda. 
Afinal, não existe outra maneira!


7- A Nostalgia vem nos momentos que a gente menos espera 

Uma comida, uma música um cheiro (levanta à mão ai quem já não esteve fora também e escorreu uma lágrima de felicidade depois de tomar um guaraná geladinha e uma coxinha após meses de intensa espera! srrsrs). Nesse momento a gente daria tudo para ter um daqueles teletransportares dos Jetsons, nem que fosse por um instante e nos mandar para o lugar, ou para perto da pessoa, com quem a gente pudesse compartilhar esses momentos. 


8- Você fala se torna "poliglota" sem querer 
Em um momento você se da conta que já consegue falar, algumas palavras ou até frases em vários idiomas, simplesmente observa a pronuncia, as diferenças e alguma vez é até capaz de fazer associações ou pequenas correções. 
Você aprende com várias culturas faz seu "mix próprio de idiomas", e ainda se surpreende ao fazer algum esforço para ler ou lembrar de alguma palavra especifica em português. 


9- Tudo esta duplicado 
Dois (ou até mais chips telefônicos), repletos de telefones de todas as partes do mundo, dois talões de descontos de cafeterias, restaurantes etc..... Duas contas bancárias, dois seguros de saúde, duas casas, dois tipos de banco e contas bancárias- que acabam se misturando e te confundindo sempre nas piores horas. 


10- Você descobre o significado de novas palavras 
Homesick, Hostfamily, Roommate, TPV (Tensão Pré Viagem). 


11- Você passa a ser um turista na sua cidade 
De repente você se da conta que a sua cidade já não é mais a mesma. Os prédios aumentaram aquele restaurante simpático que você nem sabia que existia agora entrou na sua rota gastronômica e aquele ponto turístico, que talvez você nunca tivesse vontade ou curiosidade de visitar agora se torna um verdadeiro passeio. 


12- Você aprende a se despedir...
Infelizmente você se dá conta de que agora muitas coisas e pessoas são passageiras e aproveitar cada segundo e tirar o melhor proveito de cada experiência. 
Você aprende aos poucos (o que é suuuuper complicado para algumas pessoas) a desapegar de alguns objetos, recordações e de se despedir de algumas pessoas. 
O que não significa que será para sempre... Talvez seja um até logo, na pior das hipóteses você aprende a diferença entre as duas coisas! 


13- Sua casa cabe dentro de uma mala 
A partir do momento que você permitir que sua casa caiba dentro de uma mala, aquilo que você entendia como "lar" simplesmente se desfaz. 
Por mais apego que você tenha as suas coisas, por mais lembrança que elas tragam você passa a entender que bens materiais são apenas objetos, que vão se acumulando e que são totalmente substituíveis. 
Chegará o dia em que sua nova cidade simplesmente sorrirá para você e dará as boas vindas e te acolherá de uma maneira que vai fazer você se sentir em casa. 
Quem fica para trás são as ruas e as casas que serviram (e sempre servirão) de cenário para sua vida. 
O seu "doce lar" agora se traduz nos novos objetos do seu novo apartamento, mas que um dia também poderão abandonados.
O verdadeiro "Home sweet home", na realidade é feito de algumas recordações, pessoas queridas, amigos, de algumas fotografias.........


14- Você mudou 

Você simplesmente jamais será a mesma (o)! 





 E vocês já tiveram essa sensação?
Tem algum item a acrescentar?
Tô pensando em fazer mais posts relacionados ao tema contando um pouquinho para vocês de como foi minha experiência lá fora...


Bisous  mil



Pris


18 comentários:

  1. Adorei seu post!! Nunca morei em outro pais, mas o simples fato de sair da casa dos meus pais com 17 anos e morar em outro estado, sozinha, eu ja mudei um pouco. Acredito que em outro pais seja bem mais intenso!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro parabéns pela coragem e iniciativa Giuliana! E é bem por ai, o exemplo que eu dei foi de morar fora do país, mas o sentimento é bem parecido quando saimos da casa dos país, mudamos de cidade, de estado.... cada qual com a sua vivência de toda experiência sempre tiramos uma lição.
      Adorei seu ponto de vista

      Bjsss

      Excluir
  2. Aaaa, por essas e outras eu tenho muita muita vontade de morar permanetemente ou pelo menos, passar alguns meses em outro país, principalmente os EUA
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com você Camila! Também gostaria muito de ir para os EUA!
      Bjokas
      Pri

      Excluir
  3. Nossa, que inspiração. Um dia tenho certeza que sentirei isso na pele, não diria morar, mas viajar quem sabe...

    www.meucotidiano.com ,
    bj ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque não, Pri? O mundo é enorme e está ainda aberto para gente! Nunca é tarde
      Garanto que vale sempre a pena
      Bjo grande!

      Excluir
  4. Nunca morei fora, mas imagino que as mudanças e experiências são intensas. Algumas observações eu tive só pelo fato de mudar de cidade e morar fora da casa dos pais (ainda que sem sair do Brasil...) Gostei muito das vivências presentes no item #13 e #14 :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo bem intenso mesmo por isso você muda radicalmente, eu mesma nunca fui igual.Com certeza que a gente sente igual só de mudar de casa, de cidade.... de estado....

      Excluir
  5. amei o post e super me identifiquei!!!! Estou vivendo fora do Brasil pela primeira vez e amando a experiência, recomendo a todo mundo.
    beijos :)

    www.oolhaisso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que bacana!! Em que lugar desse mundão está? Então sabe bem como é tudo isso ehehehehehe
      Super obrigada pelo carinho e pelo elogio
      Bjssssss

      Excluir
  6. Não fui morar em outro país, mas mudei de cidade e digo que foi muito bom sair da zona de conforto, hoje tenho coragem de me mudar quantas vezes eu puder.

    Beijos

    camilatuan.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Camila! É assim que se fala! Aqui falei sobre a mudança de país, muitas coisas também basta ter a coragem de mudar.
      Bjo grande

      Excluir
  7. nossa que post bacana! eu tenho mt vontade de morar em outro pais, amo viajar e queria passar um tempo fora

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Que bom que gostou Lívia fico feliz
      Garanto que é uma experiência que vale muito a pena. Se você realmente quer basta se planejar e ir em frente! rsrsr
      Bjo grande

      Excluir
  8. Pri
    Essa é uma experiência que ainda quero ter.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vai Carol! É só ter como meta
      Garanto que vale muito a pena sou sempre a primeira a dar a maior força!

      Excluir
  9. Adorei o post Priscila! Concordo muito com vários itens, principalmente isso de tudo ser uma montanha russa! E todos os seus sentimentos ficam muito mais intensos. É um aprendizado sem fim e com certeza tu jamais vai ser a mesma pessoa, é tanta coisa nova que tu absorve que a pessoa que ficou antes de partir, tu não acha mais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Priscilla gostei muito de teus posts e me identifiquei bastante com ele e acredito que minhas leitoras também irão se identificar. tenho uma categoria em meu blog que se chama Links Para Visitar e o teu link foi um dos escolhidos para eu divulgar. Passe lá e confira.
    Janeisa
    Bjs
    http://www.brasildobem.net/sem-categoria/links-para-visitar-11/

    ResponderExcluir