La Chica Mor: Priscilla Barreto

Follow this blog with bloglovin

Follow on Bloglovin

Facebook

Seguidores

Arquivo



Guia definitivo para conservar suas roupas



Estou bem longe de ser uma "faz tudo" em casa. Sim, a experiência de ter morado fora ajudou bastante ,  hoje posso dizer orgulhosa que consigo me virar bem em casa (apesar de algumas video cassetadas ocasionais loooógico kkkkkk), mas confesso para vocês que um dos meus maiores desafios é na hora de lavar e passar a roupa. Já consegui destruir um monte de peças. 
Ok, não foram tantas assim, mas já queimei blusas delicadas com ferro muito quente .  
Já coloquei amaciante demais, Já joguei alvejante na lavagem e manchei blusas que não poderiam ter contato. Já deixei marca de queimado em blazer escuro(fica aquele brilho na roupa, sabe? E não sai), já deixei blusa branca tingida Um desastre doméstico.

Ao longo do tempo fui adquirindo uma certa pratica e tentando ser mais cuidadosa com minhas roupas, mas ainda, sim vez ou outra ainda me atrapalho.
Vocês vão concordar comigo que não tem cabimento gastar grana nelas e simplesmente destruir na pressa, passando correndo, tacando alvejante sem ler a etiqueta, querendo economizar e lavando em casa ao invés de mandar pra lavanderia, fora o que uma roupitcha conservada é muito mais bonita e dura muito mais.



Não sou adepta de lavar toda roupa à mão até porque minha coluna sofre horrores. Até que ano passado fiz uma reportagem em uma dessas redes bem conhecidas de lavanderia e lá além de me ensinarem vários truques aprendi a olhar as etiquetas, aos poucos fui levando isso para vida real fui prestando mais atenção a esses detalhes.


E essa foto aqui é só um incentivo ahahah Lauren Conrand sendo gente como a gente (apesar do conteúdo jabasistico lógico!)
As peças  que precisam eu tenho lavado à mão, diluindo o sabão (geralmente escolho aqueles para roupas delicadas )antes, deixo pouco tempo de molho enxaguo – tem dado certo! 
Roupas de dia a dia vão para máquina mesmo.

Achei  super bacana essa cartilha de cuidado com as roupas que veio junto com o release da coleção da Stella McCartney para C&A, resolvi quardar e compartilhar com vocês. 


Outras boas dicas :
– As altas temperaturas dos ferros elétricos são prejudiciais aos tecidos.
– A secagem direta ao sol tende a desbotar ou descolorir as roupas.
– Os alvejantes geralmente desgastam as fibras dos tecidos
– Sempre use sabão neutro para lavar tecidos delicados 
– Dissolva bem o sabão para que não produza manchas.
E essas aqui eu peguei de uma caixinha de sabão em pó e sites:
– Lave suas roupas, principalmente as escuras, do avesso para evitar desbotamento.
– Passe suas roupas quando estiverem levemente úmidas para facilitar a tarefa.
– Lave tecidos delicados dentro de sacos protetores ou fronhas.



“Antes da primeira lavagem, deixe o seu jeans em uma mistura de água e vinagre diluído por meia hora para manter as cores brilhantes. Tente algumas colheres de vinagre com copo de água, e aumente as doses, conforme necessário. E não se esqueça de virar o jeans pelo avesso antes de lavar!” Nunca testei! Mas já gostei muito pois uso muito jeans. 
– O excesso de sabão em pó e amaciante pode causar efeitos devastadores em suas roupas, como ressecamento das fibras (Rá! sempre bom saber!)
“ Experimente Diminuir o sabão em pó pela metade e acrescente em seu lugar bicarbonato de sódio. O bicarbonato atua como um reforço do sabão em pó, você no final da lavagem não vai sentir a diferença


Aqui um esqueminha básico de cuidados com Lavagem. 
Quem quiser pode dar um copy +paste  e imprimir  para facilitar no dia a dia. 



Achei esse  outro esqueminha bem fácil e didático principalmente na hora de lidar com os tecidos mais nobres 

Os símbulos da secagem : 

Uma dica que também acho super bacana é reservar sempre uma data para lavar e passar as roupas (uma vez por semana, a cada 15 dias) e manter essa rotina. 

Manter sempre organizado e mão todos os produtos(ah também verificar se eles são adequados) facilitam e muito em todo o processo.
E em caso de dúvida sempre vale a pena gastar uns minutinhos e olhar a etiqueta antes de lavar e secar (sei que no meio da correria é bem dificil, mas.... faz uma super diferença). 


Ufa!
 Quem mais tem dicas pra compartilhar? É difícil seguir tudo à risca quando temos um dia a dia intenso, tão mais simples jogar na máquina e pronto, mas juro estou me esforçando !



                    
 Besotes,



Pri 

5 comentários:

  1. Muuuito útil esse post.
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  2. Quando fui morar sozinha perdi muuitas roupas porque não sabia muito bem o que fazer. Uma tristeza. Aprendi na prática mesmo. Adorei o post-guia Pri!!!

    ResponderExcluir
  3. Pri
    Tenho uma noção, mas prefiro não lavar rs
    bjs

    ResponderExcluir
  4. São tantos detalhes, né? Já perdi muita roupa também nessa brincadeira.

    ResponderExcluir
  5. I'm a laundry virgin para VALER
    E esse post foi pros favoritos, hehehe!
    Beijos!

    http://www.gosteieagora.com

    ResponderExcluir