La Chica Mor: Priscilla Barreto

Follow this blog with bloglovin

Follow on Bloglovin

Facebook

Seguidores

Arquivo



Manual LadyLike - Jantar Formal


Para muita gente, a etiqueta ainda é aquela coisa "old fashioned", cheia de regras muitas vezes sem sentido, que as novas mães ou avós ensinavam. A etiqueta de hoje, esta mais flexível, moderna, mas ainda baseada em alguns conceitos "clássicos. Mas do que qualquer coisa conviver em harmonia com outras pessoas é necessário ter bom senso. 
Ao longo dos nossos posts vou mostrar "regrinhas" que eu chamo mais de dicas, sobre vários assuntos da nossa vida moderna. 

Garanto que colocando esses"truques" em prática da para se destacar e muito! Seja no trabalho, na faculdade, na escola, em uma viagem.. valem até alguns uns extras na hora de conquistar aquele "boy magia"



Como primeiro tema vou falar um pouquinho para vocês sobre Jantar tema que tem tudo a ver com as festas de fim de ano que estão ai.  

O convite:



Geralmente nos jantares mais formais os convites são impressos e entregues com antecedência  aos convidados. 
É importante que eles tenham a data, o horário e o endereço de forma bastante clara. Em alguns casos específicos vale até mandar um mapinha junto. Caso tenha alguma dúvida, Google maps na causa! rs 

Fazer o convite por telefone e email também é válido. Nesse caso é importante conferir realmente se a pessoa recebeu seu telefonema/mensagem.  Mas nada de ficar insistindo chamando todo mundo e fazendo a louca, ok? kkkkk


RSVP

RSPV é uma sigla francesa que quer dizer: Répondez S'il Vous Plaît.
 Pedir para confirmar presença é o amor! Rsrsrs  não só em jantares, mas em vários eventos A gente se organiza melhor e ainda não corre o risco de pisar na bola com uma festa #fail. 


Check List
Coloque no papel tudo aquilo que você precisa desde lista de supermercado, convidados, utensílios(guardanapos, toalha etc.) qual vai ser o prato servido, quanto de bebida e assim por diante.  Vale sempre calcular um pouquinho a mais, tá? Sempre melhor sobrar do que faltar. Mas sem exagero também!

Presentinho




Ninguém é obrigado a levar nenhum presente quando é convidado,  mas quando alguém abre as portas da sua casa para te receber é bacana/ de bom tom levar uma lembrança para o dono (a) da casa, que no caso vai ser o anfitrião. 
Não precisa levar nada "astronômico" muito menos estourar o cartão. bombons, flores, vinho ou um mimo de decoração são opções phynissimas rs!

 O Jantar


O Anfitrião  vai receber apresentar os convidados  conferir comidas e bebidas e também é ele quem vai dar o "sinal verde" para comer. Na dúvida "He (or She) is the boss! 
O jantar pode ser servido na mesa - a gente conhece como a francesa ou então a americana, em um Buffet onde cada um se serve como quiser. Isso vai muito da "vibe" de quem convida  dos convidados e também da ocasião.
Quem esta recebendo, é sempre o último a se servir ou ser servido, e a gente costuma esperar por ele para começar a jantar.  No caso de você ser o "host"é  simpático também deixar seus convidados a vontade e dizer para que eles fiquem a vontade sirvam-se  sem esperar por você. 


Achei esqueminha bapho para facilitar a vida!
Lembrando que é sempre de fora para dentro, ok?




 A Comida 


Geralmente a gente divide os pratos em: entrada (anti-pasto) que pode ser um pãozinho, uma salada, sopa, queijos, frios e assim por diante. 
O prato principal quente (carne, peixe, frango ou massa) e a sobremesa. Vale à pena perguntar/ pesquisar quais os pratos que a maioria gosta. Caso não dê o indicado é sempre ter uma opção "B" de prato quente. 
 É sempre legal também verificar se alguém tem alguma alergia ou restrição. Verão por exemplo combinam mais com saladas, sopas frias, peixes. Inverno pede uma carne, um fondue e assim por diante. 


 Na Mesa 


Gente parece coisa de mãe chata, mas: 
Evite bater os talhes no prato, procure sempre deixe um pouquinho de comida ao final. Não faça a "cryça" com um monte Everest de comida, de uma moderada e sempre mastigue devagar. Palitar os dentes, colocar cotovelo na mesma, retocar a make entonces.... Gafes gravíssimas!
Se não gostar de alguma coisa de a velha desculpa de: obrigada, estou de dieta ou "estou satisfeita". Insistir para que os outros comam /repitam é bem chato. 

  Alô, Meu Celular 

Hoje em dia o celular já é uma parte nossa , sendo assim é quase  impossível ir a qualquer lugar sem ele. O melhor é desligar seu aparelho assim que chegar, ou então deixar no modo "vibra" e responder as mensagens e ligações depois.
Caso for uma emergência  peça licença e vá para um local silencioso atender. 

Momento desabafo: Nada mais chato/ deselegante do que ficar o tempo todo no what´s up na mesa! Aproveite o momento para se distrair e desconectar. 


  Pets are Welcome 


Todo mundo ama pets, certo? Huuum nem todos! Algumas simplesmente não gostam, podem ter medo ou  alérgicas aos pelos dos bichinhos. Mas isso não significa que você precisa despachar seu cachorro rs.
Deixe sua fofura em um cantinho, de preferência longe do "festererê”, lembre de abastecer os potes com água e comida e de uma espiada de vez em quando.
Se assim como eu você também sofrem com cachorros bipolares/hiperativos

Minha dica é: Caso você convide alguém que não tem intimidade, ou uma pessoa mais "séria" (ex: seu patrão)  peça(com alguma antecedência  para uma amiga, irmã, mãe cuidar do seu bichinho por algumas horas. Existem também hoteizinhos especializados onde você poder deixar seu pet e buscar no mesmo dia. Fácil, prático e evita muitos problemas.


Espero que tenham gostado e tirado as possíveis dúvidas/neuras.
Quero saber de vocês quais os temas vocês querem para o próximo post.

Bisuuss
Pri

Um comentário: