La Chica Mor: Priscilla Barreto

Follow this blog with bloglovin

Follow on Bloglovin

Facebook

Seguidores

Arquivo



Estudar Moda em Ny: Cursos de Extensão



Como contei láaaaaaaa atrás para vocês, morei alguns anos fora do Brasil, nessas indas e vindas acabei fazendo 2 intercâmbios: um em Vancouver, no Canada e outro em Firenze, na Itália. 
Em ambas as viagens, minha intenção era focar bastante nos estudos, principalmente na fluência dos idiomas e é claro aproveitar um pouco da cultura de cada lugar. Desde então, virei "a louca do intercâmbio e dos cursos" kkkkkkk.

Como atualmente, estou trabalhando e fazendo MBA, as viagens mais longas deram uma parada. Porem minha próxima meta assim que possível é continuar a me especializar em moda. 
O último curso que eu fiz na área foi no Instituto PoliModa de Firenze - e chama Comunicazione Della Moda (traduzindo: Comunicação da Moda), por isso quero continuar do ponto onde paramos no "Poli".

Semana passada fui até a minha agência de intercâmbio de confiança dar uma olhada nos programas novos, já que eu gosto sempre de saber as novidades e planejar tudo com o máximo de antecedência. 

Fiquei então com um "mar" de folhetos de escolas e universidades, e vários sites abertos sem saber muito bem por onde começar. 



Eis que uma amiga que mora em Nova York me aconselhou a  buscar o setor de Continuing Studies das universidades (no caso as melhores são o FIT e a NYU), ou seja, não é pós, não é especialização, é como se fosse um curso de extensão/especialização. Justamente o que eu queria!!. 

Segundo ela me explicou cada curso desses tem uma duração de em média 4 ou 5 semanas, adorei a ideia já que nas horas libres dá para fazer um monte sem prejudicar as aulas! Cada faculdade dá um nome diferente para a área, na FIT esses cursos estão no departamento  de Adult Learners & Career Professionals e na NYU eles chamam de School of Continuing and Professional Studies (SCPS) é só dar uma olhada nos sites e clicar direto nos links correspondentes! 

Outra coisa importante sobre os cursos de Professional Studies: quase sempre eles fazem parte de um programa de certificado. Cada um deles tem uma carga horária a ser cumprida, e um determinado número de matérias, dependendo da sua especialização. 


Vou tentar explicar! Na Fit por exemplo você pode fazer os cursos livremente, mas caso queira sair com um certificado você terá que cumprir uma grade que eles estabelecem de um número x de matérias. No Fashion Styling (o curso escolhido pela minha amiga) eram 15 matérias (13 obrigatórias e 2 optativas) e tinham uma ordem pré-determinada, pois algumas delas eram pré-requesito de outras. Ainda na FIT uma coisa que achei bem legal, é que você pode cumprir as matérias de acordo com a sua agenda sem correria em um prazo de até 2 anos para conclusão e retirada do certificado. 


Quem mais descompromissada, e não tem tanta preocupação com certificado pode dar uma olhada nas matérias e fazer o que te interessar livremente (meu caso!!). Na NYU: estou gostei muito do Long-Form Journalism e  fiquei de olho em mais alguns outros- #NerdFeelings.

Por onde começar?

Documentação 
Os cursos de Professional Studies geralmente não precisam de visto de estudante, mas tome cuidado com a carga horária – com visto de turista só é permitido estudar 18 horas por semana.Por via das dúvidas, é sempre bom dar uma checada antes!

#Embromation Feelings
Como este cursos já são mais "avançados" e costumam reunir profissionais e pessoas que já estejam em contato com a área, todo o material, textos, e até os debates e bate papos entre os colegas costumam ter bastante conteúdo, por isso é sim, legal ter um nível alto (quase fluente) de inglês. 


Acomodação

Algumas faculdades já possuem acomodações próprias, no próprio site no ato da matrícula você já pode fazer uma pré reserva, consultar disponibilidade de datas e preços. Porem, existem algumas agências especializadas (como é o caso da minha) que já providenciam além da acomodação: passagem, matrícula, documentação, seguro e tudo mais, eu particularmente fico bem mais tranquila assim. 

Work Work!! 
Como la em cima,esses cursos profissionalizantes exigem bastante não só em aula, mas também fora dela, são provas, trabalhos fora de sala... bem corrido. Mas da sim, para estudar e ainda trabalhar. Principalmente a Fit disponibiliza um departamento só para "internships"(estágios). Vale também usar a boa e velha "cara de pau" e sair perguntando para os colegas, professores. Quem tem boca, vai a Roma gente! Nesse caso a Manhattan rs!. Porem, precisa ter um visto especial nesse caso, ok?


Sei que o post de hoje ficou gigante e cheio de informação. Quem quiser trocar uma ideia, saber mais sobre intercambio, como foram meus cursos e etc (também quero saber de quem já fez o Professional!) me escreve no :
priscilla.styledchicas@hotmail.com

Bjokas
Pris 

15 comentários:

  1. Deve ser o máximo poder fazer esses cursos fora do país.
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br
    obs: Quer ganhar um relógio? Participe da nossa promoção que está no ar até 15/10! e tb responda nossa enquete.

    ResponderExcluir
  2. Que bacana as dicas. Adoraria estudar em NY.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. muito bom se especializar no que gosta, melhor ainda é em outro pais, conhecendo umacultura completamente diferente.
    continue assim, estudar nunca é demais.
    alias, adorei o blog voltarei mais vezes e muito obrigada pela visita no meu.
    beijão.

    ResponderExcluir
  4. Meu sonho é estudar na FIT e conhecer NY, um dia ainda vou. Por enquanto ainda tou em Dublin haha

    Beijos
    Nathália ♦ Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahahah você esta em Dublin Nati? Me conta! Infelizmente não vou/conheço NY como gostaria.
      Tomara que consiga levar meu plano a diante. Amo estudar, e em lugar como NY é melhor ainda! rs
      Bjs

      Excluir
  5. Morro de vontade de sair assim pra estudar, mas ainda não deu tempo também!!

    Beijo!
    www.oh-myfashionblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsr eu sou "a doida do intercâmbio" e dos cursos rsrsrs assim que conseguir quero muito me aventurar em NY.

      Excluir
  6. Nada mais bacana do que se especializar, ainda por cima num lugar incrível como NY. Depois conta pra gente que curso você escolheu!

    ResponderExcluir
  7. Tenho vontade de fazer intercambio mas estou fazendo muuuuuitos cursos de linguas estrangeiras agora, não daria certo parar tudo :/

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana tá certo! Depois que você se organizar e acabar os cursos vai ter bastante tempo para se dedicar ao intercâmbio. Hoje em dia as opções são inumeras. Vou torcer para dar tudo certo.
      bjs
      Pri

      Excluir
  8. Oi Priscilla,
    O blog tem tags originais, gostei bem!
    Na verdade num país como o nosso pessoas que podem se especializar fora, em grandes institutos reconhecidos por empresas brasileiras não só na área de moda são bem valorizados, deveriam também ter muito valor aquelas pessoas que sempre estudaram e tem talento concorda? Acho muito produtivo e proveitoso esses cursos, mas o empenho conta muito.
    Você compreende? Achei válida a dica para quem se interessa, ótimas explicações e claras.
    Beijos e sucesso
    http://criscriacoisas.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/criscriacoisas

    ResponderExcluir
  9. Pri!! Gracias por tu comentario en el blog, sin duda creo que la experiencia de irse de lo conocido me va a hacer abrir mi mente y crecer, además ya sé las direcciones de las mejores tiendas vintage, asi que estoy salvada! jajaja beso grande :)

    ResponderExcluir
  10. Oi eu queria saber qual é a sua agência de viagens que você disse no post ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz meus 2 intercâmbios pela experimento, que na minha opinião é a agência mais completa e confiável.
      Mas sei que a STB também tem programas para quem quer estudar moda.
      Bjs e obrigada por visitar o blog!

      Excluir