La Chica Mor: Priscilla Barreto

Follow this blog with bloglovin

Follow on Bloglovin

Facebook

Seguidores

Arquivo



Marie Kondo a mágica da arrumação






Faz uns dois meses mais ou menos, que um amigo me falou sobre um livro que virou o um grande best seller "A mágica da arrumação" escrito pela japonesa Marie Kondo. Eu que (confesso), não sou a pessoa mais organizada do mundo, pensei que seria apenas mais um livro técnico e com algumas dicas sobre o assunto. Passei então na Saraiva, que tem perto da minha casa e resolvi então dar uma olhada e me surpreendi. 

A ideia principal da Marie é que não temos noção das coisas que temos(ou seja temos muito mais do que a gente precisa e nos perdedemos a partir dai - se identificaram? rs!), por isso, a técnica dela nos faz tirar TUDO do lugar, colocar em cima da cama, e analisar peça por peça. Não vale fazer com o olho, como muitos de nós estamos acostumados.
E para isso ela usa alguns "rituais" 


Para começar o processo é preciso tirar um dia livre só para a arrumação, nada de fazer "por partes"’. Segundo a Marie, as pessoas acabam desanimando e deixando, focando em outras coisas e deixando a organização de lado. Outra coisa bem bacana que ela diz é que a arrumação é uma "arte" , por isso faça por bastante tranquilidade, paciência, além disso coloque boas energias, agradeça por aqueles objetos que fizeram parte do seu cotidiano, e dos outros que virão!

Muito bacana, não? 
E seguindo as dicas dela  Vamos  a algumas eu aprendi, topam seguir elas comigo também?




Comece pelo fácil


Uma dica  é sempre começar a descartar as coisas com menor valor sentimental. Se começamos pelos mais difícil, corremos o risco de parar toda a arrumação. O que deixar para o final? Fotos, papeis, livros, etc.

Crie o hábito da arrumação

Talvez um dos itens mais dificeis para muita gente(para mim pelo menos rs!), porem não menos importante! Tente não deixar suas espalhadas pela casa, pois você fica preso a energia negativa da bagunça. A dica é pegou: coloque no lugar! bagunçou arrume o quanto antes! Assim você otimiza tempo e ajuda a energia a fluir.



Aprenda a dizer adeus

Não se sinta culpado(a) em dar aquele presente de aniversário, mas que você nunca usou. Geralmente guardamos coisas que ganhamos por causa das pessoas que nos deram. Faça o seguinte:  agradeça as alegrias que aquele objeto te trouxe e o tempo que passou com você. mais uma vez, energia que circula!

Faça tudo de uma vez
Como contei aí em cima, não dá para fazer em etapas. Quando fazemos tudo no mesmo dia, realizamos tudo de verdade. Se for feito em partes, acabamos desanimando e não terminamos nada.

Está na dúvida? Descarte

“um dia posso precisar”, "mas está tão novo"? Não, nunca precisamos ou usamos! Desapegue de tudo que não tem a ver com você ( as energias vão fluir). ps: Algum tempo atrás  li em um livro, escrito pela Louise Ray, que se você não usa algo por até 2 ou 3 anos, é porque aquele objeto não era para você. Acredite, passado esse tempo se você realmente não usou, não usa mais! (Faça essa experiência!).



Separe as coisas por categoria

“um dia posso precisar”? Não, nunca precisamos ou usamos! Desapegue de tudo que não tem a ver com você ( as energias vão fluir) Um erro comum é distribuir itens do mesmo tipo como: roupas, livros, papeis, por vários cômodos e armários. Organizar tudo por categoria permite visualizar melhor o que se tem e evita a futura bagunça. 
Faça em silêncio
Arrumar a casa é quase uma atividade de meditação. Música e pessoas podem atrapalhar a concentração necessária para realização da tarefa. A Marie conta que é preciso fazer o ‘desapego’ sozinha, já que outras pessoas podem influenciar na hora de descartar.

Não sei vocês, mas depois deste post fiquei ainda mais animada para começar minha arrumação! 


Que tal aproveitar o final de semana e começar a sua também?
Ah! e por falar nisso, vocês tem alguma dica ou hábito na hora de arrumar as coisas?

Conta para mim!

Bisous,

Pri 

6 comentários:

  1. Oi Pri!
    Eu costumo desapegar o que não usei durante um ano, será que é pouco? Bom, nunca senti falta depois rsrs Super amei esse livro e já quero!
    Obrigada pela dica, beijo!

    ResponderExcluir
  2. amiga eu tambem estou leindo!! Compre nas ferias do julho e coloque um comentario no blog tambem! ja experimentou? eu, a verdade que so estoy leindo o livro! Vou experimentar um destes dias! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Isso de arrumar TUDO de uma vez só é meio tenso, né? Mas acho que faz sentido sim. Senão a gente acaba deixando pro dia seguinte, deixando pra lá... Melhor resolver tudo logo no mesmo dia!

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei se realmente existe alguma relação, mas todos dizem que virginianos são muito organizados... então não fugi a regra. Sou organizada e detalhista! Daí tenho em casa pais e uma irmã que são uns furacões, super bagunceiros... mas já estou acostumada com isso e nem ligo! rsrs
    Fiquei mto interessada pelo livro, vou até ver se compro!

    Bjooos

    ResponderExcluir
  5. Puxa, dicas excelentes. Minha mãe comprou o livro mas ainda não leu, vou ver se pego pra ler também. Adorei isso das energias :))

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  6. Parece interessante, mas sempre que me desapego muito me arrependo
    bjs

    ResponderExcluir