La Chica Mor: Priscilla Barreto

Follow this blog with bloglovin

Follow on Bloglovin

Facebook

Seguidores

Arquivo



Tudo sobre o armário cápsula


Lembro direitinho da primeira vez sobre o tal "armário capsula". Era meados de 2012 e eu estava fazendo um dos meus cursos no Polimoda.  Meu professor de personal image um italiano já com bastante experiência no ramo, falou sobre o assunto para uma sala lotada de fashionista justamente em um dos paises onde se respira moda, acho que já da para imaginar que o assunto rendeu...... Logo depois, minha amiga e stylist Bernadete Vecelli que  trabalha com grande marcas em Londres me disse: Um armário bacana pode ser composto por 20, 30  peças Pri! é só saber fazer as combinações certas. 



Bom, desde então fiquei com este conceito na cabeça, mas na realidade nunca me aventurei neste metodo que alia consumo consciente, planejamento e moda.  Até que como vocês sabem, fui morar fora do país durante o tempo, o que significa ter um limite de peso para levar, um espaço mais reduzido para quardar as roupas, e apesar de tantas opções bacanas de roupas muitas vezes  tinha que me conter e manerar nas compras. Por isso aprendi a repetir looks, dar valor aos básicos, criar novas composições. 


Em tempos de consumo consciente, crise, as  crise as aulas do Marcello, voltaram na minha cabeça e não vejo momento mais apropriado de falar sobre o assunto(inclusive estamos no meio de uma semana de moda a SPFW).


Para minha surpresa, esse conceito chegou até aqui há pouco tempo ,principalmente, através de algumas revistas e blogs, mas muitas vezes o que se vê é que este conceito é passado como sendo uma regra, para montar o que seria o "armário ideal". E posso falar para vocês que não é bem assim. 

Muita calma! Antes de sair jogando loucamente todas as suas roupas fora, com a ansiedade de aderir ao minimalismo e ao número ideal de peças vou explicar para vocês algumas coisinhas antes de começar a montar o seu:



Um "detox fashion" essa foi a melhor maneira que eu encontrei para explicar o conceito para as amigas. Assim como o detox alimentar, o armário-cápsula é um método emergencial para quem precisa, ou deseja  se livrar de roupas que parecem "estar sobrando", e ainda organizar melhor o seu armário , definir (ou até mudar seu estilo), tudo isso aliado ao consumo consciente.




Antes de mais nada uma mudança assim exige duas coisas: vontade de fazer algo novo e paciência. Não é do dia pra noite que você vai desistir de metade (ou mais) do seu armário. Aliás, já parou pra pensar em quantas peças você tem? E em quantas você não ama tanto assim ou não te deixam maravilhosa, mas continuam no seu armário?
 Vejo essa experiência como um start a sua  nova vida fashion. Mas assim como no detox, nem todo mundo precisa ou deseja se aventurar. 


Como funciona


Você escolhe algumas peças básicas, versáteis, e mais imporante :que vistam perfeitamente em você, que você ama usar . Separe- as de uma maneira visível e assim você já cria a base para seu quarda-roupa. 
A cada estação, você deve olhar no seu guarda-roupa para escolher essas "peça chave". Os números (da quantidade de peças) variam entre 15, 30, 45  mas é claro que não precisa ser engessado e você pode perfeitamente adaptar a sua realidade. 
As peças da sua cápsula não precisam ser necessariamente básicas ou neutras, mas ajuda muito se forem. Isso porque, para configurar um armário cápsula, cada peça deve combinar e poder ser usada com duas ou mais peças do seu acervo
 A partir da sua base pronta, o ideal é concentrar investimentos em peças de afirmação de estilo (statement pieces, ou seja aquelas que traduzam o seu estilo) e gastar pouquíssimo (ou nada) com tendências passageiras.

Outra dica bem importante é tentar coordenar seu ármario de acordo com seu lifestyle (você viaja muito? seu trabalho exige algum dress code especial? sai muito a noite? tem filhos? tente fazer essas perguntas). A partir dai você pode coordenar as combinações separadas por: trabalho, passeio, festa e por ai vai. 

Separei aqui algumas fotos da Caroline do Unfancy ( alias uma lindeza de blog vale a pena conferir!) Lá ela registrou todos os passos do seu capsule wardobre. 
E posso falar que gostei tanto que até penso em montar o meu. 



Feito isso é importante também , fazer um forte exercicio de desapego e de organização, além de segurar as compras por um periódo. Vale lembrar que, nesse número de peças, a gente conta também os acessórios : bolsas, lenços e sapatos etc. 

Aqui a Gabi do Teoria Criativa  que também aderiu a aventura fashion do ármario cápsula 

 Organização e Planejamento 


Para facilitar na organização , todas as peças que não forem da estação,  você pode , tirar do guarda-roupa e guardar em baixo da cama, em uma mala no maleiro ou onde preferir. 
Procure organziar o guarda roupa por cores (isso facilita bastante), e se puder usar cabides iguais melhor ainda. 



Uma boa opção na hora de ajudar a organizar as peças do seu novo armário e ter um planner, ou uma check list bem detalhada daquilo que esta em uso, peças que estão quardadas, as futuras (poucas) compras e assim por diante. Eu que adoro uma listinha, particularmente acho que elas ajudam e muito na organização. Aqui mesmo você pode baixar seu planner. 



Durante esses meses de "detox fashion", você pode guardar o dinheiro que normalmente usaria para comprar roupas e, no próximo armário cápsula da estação seguinte, usar suas economias para fazer boas compras de itens que você realmente precisa. Se não precisar de nada, guarde para a estação seguinte.

Mas todo mundo nasceu para o minimalismo  ou, tem o habito de lidar com a repetição constante. Por esses e outros motivos, o armário cápsula não funciona para todo mundo(por isso no inicio do post falei sobre pensar sobre seu lifestyle e se este metodo realmente é para você) . Mas se você está com vontade de tentar, saiba que requer esforço (ou um empurrãozinho da vida). Além de dar um certo trabalho para planejar, você vai precisar se desapegar tanto de algumas roupas quanto da ideia de não repetir looks.
 parte bacana disso tudo é que criar seu ármario cápusla é que é um exercício super legal de criatividade autoconhecimento, consumo consciente a parte ruim é que é você vai precisar se dedicar a ele. 



               Os benefícios

  • Aproveitar melhor as peças que você já tem. Às vezes, temos tantas roupas no guarda-roupa que fica até difícil ser criativa nas combinações. Quando você limita o número de peças, consegue veriar o que tem.
  • Economizar: Você não compra roupas novas o tempo todo, portanto pode organizar melhor seu orçamento ou então usar gastando com o que realmente precisa. 
  • Usar só peças que ama muito. Isso é um princípio!
  • Otimizar o espaço no seu guarda-roupa, você visualiza melhor o que tem e consegue montar combinações com mais facilidade.
  • Não ter mais aquela sensação de não saber o que vestir .
  • Gerenciar melhor sua variação de peso e como isso afeta a quantidade de roupas novas que você compra.
  • Descobrir o seu estilo, pois montar um armário cápsula nada mais é que um exercício de auto-conhecimento.



Fazer um exercício como esse leva a gente a refletir sobre o que consuminos, pensar cada vez mais na sustentabilidade entre várias outras coisas. 
Depois que você constrói a sua cápsula-base,  vai por mim! é muito mais fácil  a gente perceber que não precisamos mais comprar e ter tantas roupas no intuito de montar um armário funcional e estiloso.
 Bacana também notar que aquela peça, que antes parecia perdida, ganha várias funções específicas além de diversas formas de uso. Seguindo essa rotina  consumindo menos (e tendo até menos desejo).


Enquanto isso estou pensando seriamente em aderir a essa aventura fashion, vocês me apoiam?

Bisous,




Pri 

6 comentários:

  1. Retribuindo a visita no meu blog Brasil do Bem e expressando minha satisfação em ler este post e conhecer teu blog. O post está muito bom e adorei o ckeck list. Concordo que para manter um closet ideal, é preciso saber comprar e aí é que entra o consumo consciente porque precisamos aprender a dar prioridade em peças clássicas e atemporais e deixar um pequeno espaço só para as tendências, porque elas sim são peças descartáveis. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Pri, eu não sou muito fã do conceito do armário cápsula não. Especialmente porque as pessoas estão desvirtuando a coisa toda, criando uma série de "regras" desnecessárias, enfim... não vou me aprofundar nos contras. Mas acho que todo o caminho que leva a um consumo mais consciente é válido. E o armário cápsula está trazendo isso para a vida de muitas pessoas, o que é ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Oie!!! Até que eu acho a proposta legal, se não houvesse "cagadores de regras sabe??? Já vi muitos por ai criando regras do que ou não usar e isso não acho legal.. Só acho a proposta válida porque é "economia" né? Não agir por impulso e sair comprando tudo é muito bom e faz bem rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Confesso que salvei seu link para colocar em pratica esse projeto pela funcionalidade das peças, isso é algo que quero implementar no dia a dia e na hora das comprar. Doações e redução do que não uso eu já faço... Quero aprender a comprar peças versáteis, eu tento, mas confesso que anos passados não era assim.

    Um beijo, www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  5. Pri.
    Acho a ideia genial, mas de fato não consigo..Preciso melhorar, eu sei.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. post maravilhoso
    tb adorei essa ideia de armario capsula rsrs
    eu vou me mudar daqui alguns meses então vou precisar mto dar uma reduzida rs

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar & Amar | Meu Canal YT

    ResponderExcluir