La Chica Mor: Priscilla Barreto

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Algumas dicas para reduzir a ansiedade





É impressionante como a ansiedade, definitivamente, se tornou um dos problemas mais comuns (e sérios) nos dias atuais. Outro dia, o professor de psicopatologia, disse para gente que ela é uma das causas mais frequentes nas visitas dos consultórios de psiquiatras e psicologos, só ficando atrás da depressão, sendo também ponto de partida de várias outras doenças. Eu que me enquadro totalmente nesse grupo, luto muito contra a ansiedade, a anos. Com o passar o tempo, tenho conseguido progresso, e até consigo lidar melhor com as "crises!  mas vez ou outra, ela da as caras novamente.



Mas deixando todo meu dilema de lado, O  que mais tem me chamado a atenção é o fato de não só estarmos cada vez mais ansiosos, mas também nos acostumando com esta condição, tamanha é a correria, o estress, os estimulos e a exigência do dia a dia a dia. Praticamente ser ansioso já faz parte de nós. O que ao meu ver é bem preocupante. 
 Isso sem falar nos vários efeitos que ela traz: Insônia, dor de cabeça e musculares. Foi pensando em tudo isso, e também por dica da minha psicóloga que comecei a ler o "Ansiedade", novo livro do Augusto Cury, que eu recomendo para todos! E foi através da minha leitura (e experiência própria) montei uma especia de "mini guia" para ajudar a lidar e aliviar com a ansiedade nossa de cada dia!




1) Criar um ambiente especial : tenho uma amiga, que antes de dormir  faz um verdadeiro ritual: fecha totalmente todas as cortinas, deixa o quarto em uma temperatura agradável, acescende velas ou incenso, muitas vezes coloca música relaxante. Ok, o ritual não precisa ser tão "completo" assim. Mas, criar o seu ambiente (seja como for), ir desligando pouco a pouco, pode ajudar a ter uma noite bem mais tranquila, o que consequentemente vai resultar em um dia mais produtivo


2) Não usar aparelhos eletrônicos em excesso à noite: Essa parece uma tarefa difícil, mas acreditem! é totalmente possível, alias tenho tentado fazer isso e já notei bons resultados. A partir de uma certa hora da noite, desligue todos os seus aparelhos eletrônicos: tabletes, celular, computador, eu por exemplo estabelecia a meta de fazer isso logo após o jantar. Caso isso não seja possível, tentar ser o mais breve possível e depois desconecte-se 


3) Fazer exercícios físicos: dez entre dez pessoas que inseriram a prática de atividades físicas em suas rotinas garantem que melhora o sono, a saúde, a mente; mas atenção! atividades físicas, dependendo de modalidade, muito perto da hora de dormir pode provocar o efeito contrário em algumas pessoas, por isso o ideal é sempre ter um espaço de tempo entre a academia e a hora de dormir. 
Eu faço parte desse grupo e garanto que ter esse habito foi 50% da minha mudança. 



4)Meditação e Yoga : Já é cientificamente provado, que a yoga e a meditação trazem vários beneficios, e o mais conhecido é sem dúvida a calma e a diminuição da ansiedade. Sou suspeita, pois faço yoga a anos, e recomendo a muita gente, mas não acho que ninguem seja abrigada a colocar isso como rotina ou mesmo ser praticante fervoroso. O simples fato de reservar alguns minutos em algum lugar calmo, respirar e inspirar, tentar esvaziar a mente já é um belo exercício. 



5) Criar rotinas e horários para suas atividadesficar perdido no dia a dia  saber por onde começar ou o que fazer só trás uma coisa: mais  ansiedade; liste suas atividades, por exemplo por : atividades de trabalho e compromissões pessoais: faça uma auto-avaliação e veja como você se organiza melhor (por listas, papeis, agenda, panilhas, no celular) e estabeleça rotinas em sintonia com suas metas. A produtividade e a sua saúde agradecem.



6) Cuidado com a alimentação: Aquela velha máxima de que "você é o que você come" nunca fez tanto sentido, e se aplica também para os ansiosos de plantão. Se alguns alimentos tem o poder de nos "despertar" fazer nosso dia a dia mais ativo, como a cafeína por exemplo, outros tem poder calmante e desintoxicante. Leite, ovos, algumas frutas cítricas, chás (como a camomila), peixes e fibras são belos aliados contra a ansiedade.


Espero que vocês tenham curtido bastante as dicas! 
 E vamos compartilhar outras também!

Quem está comigo?

  Besotes,

   

 Pri 

3 comentários:

  1. Ótimo post! Eu também sofro desse mal, Pri. A meditação me ajuda demais, faço todos os dias. Os exercícios também são importantes mas confesso que ainda não consegui incluir 100% na minha rotina, tô indo aos poucos.

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  2. É realmente complicado viver com ansiedade. Acho que nesse mundo moderno é difícil a gente conseguir ser 100% sadio, o ritmo de vida é muito corrido!
    Adorei as dicas que você deixou, eu concordo com tudo. E uma coisa legal de fazer também é sempre dormir e acordar na mesma hora, aí o nosso corpo entende melhor a rotina! Beijos!

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