La Chica Mor: Priscilla Barreto

Follow this blog with bloglovin

Follow on Bloglovin

Facebook

Seguidores

Arquivo



6 dicas para um dia a dia mais produtivo



Aquariana que sou, organização nunca foi meu forte. Por anos sofri no meio da bagunça e um certo caos diário, mas ao longo dos anos com auto conhecimento,  observação, leituras  sobre o assunto aliados a muita perseverança posso dizer que não existe uma fórmula mágica para uma rotina mas produtiva mas sim algumas pequenas mudanças que fazem uma grande diferença no nosso dia a dia. 

As que eu selecionei no post de hoje não veem de nenhum livro, manual ou palestra mas sim são fruto de experiencias próprias. 

E espero que ajude vocês tanto quanto me ajudou


1- Manter uma rotina de organização


Pode parecer bobagem, mas sabem aquele conselho de mãe: Pegou, guarde? Acontece que muitas vezes acumulamos a bagunça (e tarefas) e quando vemos estamos no meio do bom e velho caos. Por isso manter uma rotina é fundamental.
Desde manter sua mesa de trabalho arrumada, separar roupas limpas e sujas diariamente assim por diante .
Sorte a nossa que existem vários acessórios e recursos que ajudam muito na organização diária .Pode ser que dê um pouco de trabalho, e no meio do dia a dia e do cansaço fica difícil. Mas garanto que no final faz uma grande diferença.. 


2- Listas! 



Acreditem elas ajudam e muito e tem tudo a ver com o item 1. Gosto por exemplo de fazer uma lista diária (ou até semanal) do que preciso fazer e a partir dai divido em lista do trabalho , lista pessoal e da casa. 
Tem gente que gosta de fazer listas em papeis diferentes, cores diferentes, ou no computador acho ótimo ir experimentando até encontrar o melhor modo para você. 
A partir das listas básicas podemos também criar sub listas ex: o lista de viagem, lista do supermercado, de convidados para o aniversário, dos presentes de natal etc. 
Aprendi também a fazer listas motivacionais (ex: todo inicio de ano faço uma lista com metas e desejos), ou então uma lista de coisas boas que aconteceram naquela semana (mês). 


3- Agendas, Planilhas e Afins 


Apesar da tecnologia sou adepta do bom e velho papel. Já experimentei ter agenda no ipad, no celular, no pc do trabalho mas isso só acabou confundindo mais a minha vida. Gosto mesmo de ter a boa e velha agenda para fazer anotações. E digam-se de passagem eu que adoro um item de papelaria não reclamo nenhum pouco. Alias, tem várias agendas/ planners hoje em dia que além de lindas são super completas. 
 As planilhas (essa aprendi com uma amiga virginiana kkk!) são ótimas por exemplo para fazer o cálculo dos gastos, servem como agenda também, ajudam até no planejamento. A vantagem é que você pode subdividi-las e organizar como achar melhor 


4- Vida virtual em ordem!




Já pararam para pensar em quantos emails, mensagens, sms´s (será que isso ainda existe? rs) fotos, videos recebemos via web diariamente?
Ao final do dia eu reservo alguns minutos para fazer essa "limpeza" e realmente deixar armazenado tudo aquilo que é importante, dependendo do conteúdo  armazeno via email , em pastas, nuvem ou a imprimo. 
Seguindo essa lógica é sempre super importante ter seu email em ordem  (gosto muito de dividir em pastas por exemplo), e os arquivos divididos e armazenados no computador. 
Existem vários app´s e recursos que ajudam bastante e em um outro post posso até continuar o assunto, topam?


5- Trabalho x Vida Pessoal 



Em um mundo cada vez mais competitivo é muito comum que o trabalho e a vida pessoal acabem em algum momento se misturando, mas devemos mante-los separados sempre que possível. 
Sei que parece bem difícil mas com atitudes simples do tipo: resolva suas pendencias de trabalho no trabalho, mantenha sempre uma agenda atualizada  (item 3!) tente ao máximo delimitar horário para responder ligações e mensagens profissionais, mantenha emails e perfis (pessoal e profissional_ separados em redes sociais e assim por diante! 
Mesmo que você trabalhe em casa tente delimitar uma rotina e espaço para isso. 


6- Tenha sempre elementos inspiradores a seu dispor! 


No final das contas nossa rotina pode ser tão corrida e pesada que as vezes merecemos um momento de pausa e inspiração.
Gosto sempre de ter comigo uma frase ou imagem motivadora, uma flor ou planta na mesa de trabalho para ter a natureza sempre por perto, musica funciono muito com música! Seja para desestressar, inspirar ou animar. 



                          Espero que tenham curtido e quem tiver mais dicas é só falar!

                  Bisous 

                        Pri 

10 comentários:

  1. Super útil suas dicas! Tô precisando fazer uma lista, acho que vai ajudar bastante.
    bjs
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  2. Sou aquariana tb, mas tenho um que de Virgem q me ajuda no meu caos
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai que dicas ótimas! Organização é tudo para ter um dia mais produtivo. Gosto de criar lembretes no celular para conseguir fazer tudo que quero =)

    ResponderExcluir
  4. Sou virginiana e não lá muito organizada HAHAH Acho que tem um aquário no meu virgem :P
    Gostei muito das dicas, principalmente a do planner! Tenho usado bastante e tem dado certo :)

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  5. O engraçado é que sao dicas super simples e agente acaba pulando tudo na correria do dia a dia, né? O pegou, guardou é a mais sabia de todas. O que mais acontece comigo é olhar pra casa e, de repente, tudo já ter virado uma grande bagunça de novo! heheh
    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas Pri! Virginiana que sou, eu sou a louca da organização e sigo tudo para vida! Minha dica principal seria, anote tudinho o que tem pra fazer <3

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  7. Eu era muito desorganizada rs mas depois que comecei a fazer planner diario, melhorei muito. São detalhes que ajudam né?

    ResponderExcluir
  8. Pri, se você der uma olhada na minha mesa de trabalho hoje... vai surtar! Hahaha! Mas seu post me inspirou, organizando tudo hoje ainda!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre faço muuuuitas listas! tudo da minha vida, na verdade, tem listas kkkkk
    bjs
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
  10. Acho que agendas/calendários/planners de papel realmente salvam a gente, né? Ter aquela coisa física pra ver e rever no fim do dia primeiro pesa na consciência enquanto não é riscada e dá uma alegria de todo tamanho do mundo quando finalmente é!

    ResponderExcluir